Entenda o Consórcio

 

Começar o seu consórcio é muito simples! Para você saber mais sobre essa modalidade de crédito, separamos um Passo a Passo para que você entenda o consórcio e todo o processo para conheçer suas vantagens, e então decidir qual o investimento que mais se encaixa com o seu perfil.

Mas afinal, o que é o consórcio?  

Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas - físicas ou jurídicas - em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. Os consorciados, reunidos em grupo, contribuem com uma parcela destinada a um fundo comum. A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios , autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Periodicamente, um ou mais participantes são contemplados por sorteio ou lance e utilizam parte desse fundo para a aquisição do bem ou serviço desejado. EM POUCAS PALAVRAS, CONSÓRCIO É A ARTE DE POUPAR EM GRUPO! Fonte ABAC

Como funciona o consórcio?

Nesse sistema, o valor do bem ou serviço é diluído em um prazo predeterminado, e todos os integrantes do grupo contribuem ao longo desse período. Mensalmente (ou conforme estipulado em contrato), a administradora os contempla, por sorteio ou lance, com o crédito no valor do bem ou do serviço contratado, até que todos sejam atendidos. Fonte ABAC

·  Para participar de um consórcio é preciso ser maior de 16 anos, requisito necessário para a realização de um contrato entre você e a Administradora.

· Depois, você precisa decidir qual o bem que deseja adquirir e qual o seu valor. Na HS Consórcios, você pode fazer um consórcio de imóvel, carro, moto ou caminhão! Veja os planos disponíveis da RIGO Consórcios , corretor autorizado HS Consórcios. ACESSE O SIMULADOR

· Após escolher o plano desejado, verifique se eles são adequados às suas possibilidades financeiras durante todo o tempo de duração, e não somente na hora da contratação.

·  Não se esqueça de ler atentamente a todas as cláusulas do contrato de adesão. Assinado pelo consorciado e pela administradora, por meio dele, é que se formaliza o ingresso em um grupo de consórcio, criando obrigações para ambas as partes, consorciado e administradora.

·  O consórcio funciona em GRUPOS. Se você optar por fazer o consórcio de um imóvel de valor “X”, por exemplo, você entra em um grupo de pessoas que também estão buscando a contemplação deste mesmo valor.

·  Prazo de duração dos grupos: é o tempo que você dispõe para o pagamento do valor do bem contratado. Esse prazo será fixado pela HS Consórcios e constará em seu contrato.

·  A HS Consórcios é a administradora do seu consórcio. Ela é regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central, responsável por garantir a segurança desse tipo de negócio.

·  Quando você entra em um grupo de consórcio, recebe uma cota. A cota é a sua identificação dentro do grupo e, com ela, você concorre às contemplações.

·  Na assembleia mensal, são apurados os sorteados da contemplação. É nesse momento que podem ser feitos os lances.

· Lance é uma forma de tentar antecipar a sua contemplação. O cotista pode ofertar um lance para aumentar as chances de contemplação. Um carro usado pode servir de lance para os segmentos de automóveis e caminhões. No caso de imóveis, há situações em que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado.

·  Ao ser contemplado, você recebe a carta de crédito, que corresponde ao valor do consórcio adquirido. Com essa carta, o cotista pode adquirir o bem em qualquer lugar do território nacional com o poder de compra à vista, o que permite uma melhor negociação com o vendedor na hora da compra.

·  Uma das grandes vantagens do consórcio é que você paga cada parcela mensalmente sem juros até o fim, apenas com taxas administrativas, que possui um valor bem inferior.

·  Compra planejada: No consórcio, não há um prazo estabelecido para o cliente obter a carta de crédito, é necessário que seja contemplado. Tanto o planejamento do consorciado, quando a sorte, influenciam na contemplação.

· Se demorar a ser contemplado: Na pior das hipóteses, se o consorciado não realizar lance e for o último sorteado, terá acumulado capital semelhante ao de uma poupança. No entanto, a obrigação do pagamento das parcelas cria uma poupança forçada, o que evita débitos ocasionais.

·  De comprador a vendedor: Se o participante optar por não seguir mais no consórcio, ainda pode renegociar ou vender a carta de crédito.

·  Você pode simular o seu negócio através do simulador online, que oferece todos os dados sobre valores automaticamente.

Ficou com alguma dúvida? Clique no botão abaixo que entramos em contato com você!

 

ENTRAR EM CONTATO
SOLICITAR LIGAÇÃO DE UM ESPECIALISTA
PLANO PARA VEÍCULOS INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

SIMULADOR DE CONSÓRCIO

Nome:
E-mail:
Telefone:
Cidade:
Simular por:
Valor:

Carregando Planos...

Vantagens do consórcio, Rigo Consórcio
Vantagens do consórcio, Rigo Consórcio
Vantagens do consórcio, Rigo Consórcio